English version
  Versão em Português

   The Club
   The Bulldog
   Ranking
   Breeders
   Oversea Breeders
   Membership
   Where We Are
   Membership Subscription
   BCB Services (Member Only)
   Bulldog Store
   Puppies to Sell


Criação


    HOME | Site Map | Contact us | More Links | Members Login



Informações para o proprietário que deseja aparar as unhas do seu bulldog.

Quando um bulldog fica com as unhas muito longas elas interferem na mobilidade do cão. Fazer o corte da unha de modo incorreto também poderá resultar muita dor enquanto causa hemorragia nos vasos sanguíneos que existem na parte interna das unhas, o "cerne da unha", popularmente denominado por “sabugo”, e esse infortúnio poderá resultar numa inesperada visita ao veterinário.



Texto nível 02 - Sócios contribuintes

Em alguns casos severos a unha do quinto dedo (ergots) pode enrolar em forma de espiral durante o crescimento e penetrar no tecido ferindo alguma parte da pata, causando abscesso e uma infecção muito séria e dolorosa. Como essa unha fica suspensa e não tem contato com o solo áspero, não é aparada pela fricção e tende a ser muito afiada.

Cerne da unha (sabugo). O que preciso para saber sobre isto?

A parte viva da unha de um bulldog (sabugo) tem vasos sanguíneos que correm ao longo dela. Cortando o cerne sem planejamento tal procedimento poderá ser doloroso e resultar numa hemorragia local.

As unhas negras prejudicam a visibilidade do sabugo e as unhas translúcidas permitem melhor visibilidade que as negras, mas ficarão mais transparentes se forem umedecidas com água ou vaselina segundos antes do corte.

Outro fato importante é saber que o sabugo tende a se alongar porque ele acompanha o crescimento da unha. Quanto mais rápido crescer com a unha, mais longo ficará o sabugo, por isso a importância de manter as unhas aparadas. Assim, se no seu Bulldog as unhas são enormes você não poderá cortar as unhas no comprimento desejado sem cortar a extremidade do sabugo. Para não causar hemorragias vá cortando as pontas aos poucos fazendo o cerne retroceder a cada corte; Para isso você precisará aparar "freqüentemente" as bordas das unhas de seu bulldog, num trabalho repetitivo e paciente para, através da constância desse encurtamento progressivamente fazer a cerne retroceder, encurtando o sabugo, pois, com a repetição dos cortes e ao fim de determinado tempo o sabugo retrocederá.

Quando eu deveria aparar as unhas do meu buldog?

Uma indicação que as unhas precisam ser cortadas é quando elas começarem a encurvar; E quando você ouve um som clicando sobre o piso de cerâmica ou porcelanato no momento que o seu bulldog caminha pela, nessa hora, definitivamente é tempo de aparar a unha do cão.

Removendo o estresse

Fazer do corte da unha um bom hábito, é cuidar para que seu bulldog seja submetido a tal procedimento sentindo o menor estresse possível. Por isso familiarize-se com as patas do seu bulldog. Segure essas patas, tocando-as regularmente, de forma que seu animal se sinta confortável e confiante percebendo que você está tocando as patas e mexendo nas unhas. Desse modo o cão se habituará ser manipulado e quando o corte for necessário ele não estranhará e não ficará estressado.

A maioria dos bulldogs tem sensibilidade naquela região (devido o tato). Agarrar e segurar firmemente a pata (o pé) do bulldog, travando um luta com o animal é procedimento censurável e pode ser doloroso (nunca deve ser feito no caso de uma cadela estar prenhe) é algo similar a alguém agarrar sua mão com um forte aperto de mão e continuar apertando comprimindo as juntas dos seus dedos. Caso o bulldog não esteja acostumado ao procedimento e lute para se ver livre, melhor será segurar a perna firmemente no primeiro procedimento de corte em vez de segurar firmemente somente a pata (o pé). Suavemente esfregue os pés com os seus dedos, esparrame os dedos do pé tateando-os com as suas mãos e dedos, olhe para as unhas, avalie o que deve ser sepadado mas não corte as unhas no princípio; Então vá familiarizando seu bulldog com o cortador de unhas. Deixe-o ver o objeto, permita que ele cheire, esfregue no corpo dele esse instrumento e a seguir toque os pés dele com o cortador (sem cortar). Se você tiver cuidado ao manejar o aparelho, se o cortador estiver com lâminas afiadas (amoladas) dificilmente ele sentirá dor.

Estes procedimentos descritos são muito importantes se seu bulldog demonstra um rápido crescimento das unhas. Se ele já está traumatizado por algum corte anterior certamente será mais difícil, neste caso tenha paciência. Trabalhe lentamente e freqüentemente sem causar dor.


Aparar regularmente as unhas do seu bulldog é tarefa que ajudará a mantê-lo saudável e ativo. A recompensa será ver seu comportamento positivo e unhas curtas é parte importante para que o seu bulldog aceite praticar determinadas atividades como exercícios ou caminhadas saudáveis. Sempre é melhor para o dono quando o bulldog consegue associar o tratamento a ele dispensado com um sentimento positivo, registrando uma memória feliz. Aprendendo esses pequenos truques, o próprio corte de unha deixará de ser um suplicio para o dono e para o bulldog. O treinamento do bulldog e o posterior comportamento de aceitação do cão ao tratamento, terão avaliação positiva quando, a demonstração de paciência e amor faz a diferença e o bulldog percebe que você tratando dele é, antes que um tormento, uma grata recompensa.


Autor BCB NEWS
em 10/1/2019

Links relacionados:
PÁGINA COM A RELAÇÃO DE LINKS DOS CANIS ASSOCIADOS COM FILHOTES DE BULLDOG

FACEBOOK DO BULLDOG CLUB DO BRASIL - VÍDEOS DE FILHOTES DISPONÍVEIS
FACEBOOK THE BULLDOG CLUB OF BRAZIL - VÍDEOS DE FILHOTES DISPONÍVEIS