English version
  Versão em Português

   The Club
   The Bulldog
   Ranking
   Breeders
   Oversea Breeders
   Membership
   Where We Are
   Membership Subscription
   BCB Services (Member Only)
   Bulldog Store
   Puppies to Sell


Criação


    HOME | Site Map | Contact us | More Links | Members Login



Terapia Animal para Humanos

O primeiro caso de tratamento sistemático do homem com os animais, foi reportado no século IX, em Ghell, Bélgica, de onde vários animais domésticos formaram parte importante num programa de recuperação de um grupo de inválidos.



As raízes da relação entre os humanos e seus animais se remontam a pré-história. A domesticação do cão tem sido documentada desde aproximadamente 30.000 anos, enquanto que a do gato tem, aproximadamente, 9.000 anos de antiguidade. No antigo Egito, o gato, não somente era altamente apreciado como companheiro do homem senão que se considerava também uma deidade, esta veneração tinha tal significação para eles, que um Faraó emitiu um decreto pelo que se estabelecia uma pena de morte para aquele que em qualquer forma ofendesse ou molestasse um gato.

A sociedade sempre valorizou muito e incentivou o companheirismo entre os animais e os homens com o desejo de intercambiar amor e afeto, ao extremo de encontrar uso medicinal nesta relação; a terapia mental humana por meio de suas mascotes. O primeiro caso de tratamento sistemático do homem com os animais, foi reportado no século IX, em Ghell, Bélgica, de onde vários animais domésticos formaram parte importante num programa de recuperação de um grupo de inválidos.

Em 1790, na Inglaterra, se registrou um caso similar. Na Alemanha, o Instituto Bethel, originariamente um Hospital para epiléticos, tem utilizado, desde 1867 pássaros, gatos, cães, cavalos e outros animais domésticos como parte importante no tratamento de pacientes com alterações psicológicas e emocionais. Atualmente se atendem, por este meio, aproximadamente: 5.000 enfermos.

A América do Norte, em 1940 empregou pela primeira vez a terapia animal para aqueles que convalesciam de ferimentos ou problemas emocionais causados durante a segunda guerra mundial; esta experiência teve tal êxito que, a partir de então, o Dr. Boris Levinson introduziu animais em seu programa de psicologia clínica, como parte integral do mesmo.

As experiências reportadas pelo Dr. Levinson foram muitos importantes para os estudos posteriores na Universidade Estatal de Ohio, de onde se estabeleceu algumas das razões do efeito benéfico da terapia animal para os humanos.



Os investigadores da universidade de Ohio concluíram que as mascotes são efetivas na psicoterapia, porque são compreensivas, não criticam ao paciente, e representam o suporte amoroso naqueles pacientes que perderam a esperança e o contato com a sociedade. Ao efeito, as mascotes necessitam de cuidado de seu dono: serem limpas, alimentadas e acariciadas fisicamente; como reflexo, os pacientes que perderam o interesse em si mesmos, ao cuidar de seu mascote principiam um novo desenvolvimento. Em Asilos para idosos tem se demonstrado habilidade de se estabelecer relações amorosas entre casais que de outra forma não houveram mostrado interesse entre eles.



Acesse Seção de filhotes disponíveis para venda dos canis associados e conta no facebook do Bulldog Club do Brasil, através dos links abaixo relacionadas


Autor BCB NEWS
em 21/3/2019

Links relacionados:
PÁGINA COM A RELAÇÃO DE LINKS DOS CANIS ASSOCIADOS COM FILHOTES DE BULLDOG

FACEBOOK DO BULLDOG CLUB DO BRASIL - VÍDEOS DE FILHOTES DISPONÍVEIS
FACEBOOK THE BULLDOG CLUB OF BRAZIL - VÍDEOS DE FILHOTES DISPONÍVEIS