English version
  Versão em Português

   O Club
   O Bulldog
   Ranking
   Os criadores
   Os Criadores Estrangeiros
   Os Sócios Contribuintes
   Aonde estamos
   Como se associar
   Serviços BCB (para sócios)
   BulldogStore
   Filhotes para venda


Criação


    HOME | Mapa do Site | Entre em contato | Outros Links | Entrada de Sócios



Antigas Arenas de Bullbaiting

A matéria publicada abaixo é extraída do Jornal Londrino: "GLOBE", publicado em julho de 1905. Portanto os fatos inerentes ao texto estão relacionados há 102 anos atrás.


Titulo original: Old Bulldog Rings

Fonte: Jornal “Globe”, julho de 1905.


A luta de bulldogs contra touros e/ou contra ursos, o antigo jogo esportivo inglês, nós pensamos que a longo tempo estava extinto, mas em um ou dois lugares eles permaneceram arquivados na viva memória de seus moradores. Um correspondente do jornal numa província mencionou que outro dia que ele esteve recentemente falando com uma senhora que se lembrou, de ter testemunhado, quando era uma criança, que viu este cão lutando (iscando) contra ambos, um urso e depois contra um touro num lugar denominado por Cheshire, um subúrbio de Shropshire. Realmente, não foi até o ano de 1835 que a pratica foi suprimida por lei. Mas, todavia, depois desta data, representações legais, fizeram com que o Bull baiting fosse mantido, durante alguns anos, como um esporte nas festividades rurais em algumas praças.

O município de Eccles, em Lancashire, não era somente célebre pelas suas “tortas” e pela sua “alvorada”, ou as suas festividades de aldeia, mas até 1840 era famoso pelos seus Bull baitings.

Em West Derby, próximo a Liverpool, o “esporte” foi praticado ocasionalmente até 1853. O autor do livro “Como era Liverpool” recorda estes fatos e faz referencia a Bullbaiting em Liverpool em 1783, quando um touro galante, que tinha feito uma briga particularmente boa, foi recompensado por seu elevado vigor e espírito, sendo levado para o jogo.
A criatura miserável, enquanto esteve sustentando alguns dias os Bull baitings, foi enfeitado com tiras coloridas e, através de cordas, foi arrastado numa carroça de teatro até a praça de Liverpool onde ele foi visto pelo pai do cronista.

É surpreendente, assim, que algumas antigas arenas (Bull rings) tenham permanecido. As atividades de aldeia ainda podem ser vistas totalmente inseridas num contexto rural, mas as praças de touros, que estavam tão freqüentemente próximas ao quintal do bairro, estão muito mais escassas de se ver.

Recentemente, a alguns anos atrás, Mr. André Lewis, um gerente de um antiquário, homem de largo conhecimento, escreveu que os únicos exemplos de Bull bainting rings que ainda conhece são em número de três, um em Horsham, um outro em Brading na ilha de Wight, e o terceiro em algum lugar de Midlands.

O terceiro ring foi-nos assim vagamente indicado, que ainda pode ser visto em Loppington, em Shropshire, onde foi preservado em frente a Hospedaria Dickens Arms. O local se converteu no melhor lugar para o desafio para o “melhor Homem” da Aldeia, título disputado nas lutas entre os mais fortes aldeões.
É comentado que um urso esteve lutando bem tarde em Loppington, em torno de 1825.

É totalmente possível que mais praças de touros, do que apenas estas três – em Horsham, Brading e Loppington – ainda existam; mas o seu propósito e uso original pode ter caído no esquecimento. No Mercado Municipal de Preston ainda se pode observar uma larga pedra a qual estava antigamente afixada no ring no qual o touro era amarrado, mas o próprio anel (ring) desapareceu. ”Bull ring” este é o termo que era aplicado para a designar o anel que era afixado numa pedra ou numa pesada estaca de madeira que ficava ao centro da arena. E neste o anel o touro era amarrado.

Em Horsham o anel de ferro no qual o touro ficava preso ainda pode ser visto no local onde eram firmadas as lutas, num pequeno anexo, ao lado de Carfax - a forma do espaço central diverge das ruas principais da cidade. Disso tem sido dito que o seu ultimo uso foi no ano de 1814. O nome de “ Bull ring” como doação da cena dos Bullbaitings é ainda preservado em muitas cidades inglesas. Em Birmingham, por exemplo, a rua mais importante e movimentada chama-se “Bull Ring” – um nome de muita significância que permanece desde os tempos mais remotos, mas que descreve o local no qual muitos vestígios e sinais o antigo esporte a longo tempo desapareceu.

Estes locais também se encontram praças com o nome de “Bull Ring”, em Whitchurch and Ludlow, Shropshire, Ashburton em Devon têm usado este nome, enquanto em Cullompton, que fica no mesmo agradável município existem dois espaços abertos conhecidos como “Alto Bull Rings” e Baixo Bull Rings”.

Existem casos onde aparentemente somente os nomes restaram, eles ocasionalmente serão encontrados por quem procurar. Em Great Chartwell, por exemplo, uma pequena vila da cidade de Shroshire, existe um grupo de habitações para operários conhecidas como “Bull Ring”, as quais evidentemente foram construídas sobre a antiga arena, utilizando-se também os antigos muros da cidade, as casas ficam situadas sobre e ao redor, uma jarda de distancia, envolvendo a antiga arena.

Uma vez, uma bem conhecida Bull Rings que o Sul de Londres tinha há muito tempo desaparecido e não deixou nenhum rastro de nome e de vestígios atualmente.

Na Southwark High Street, antigamente, nos tempos da dinastia Tudor, existia no local um Bull Ring, a qual desapareceu a cerca do ano 1560; a qual foi substituída pelos famosos Paris Gardens (Jardins de Paris) , onde ursos foram os especiais e favoritos propósitos para lutar contra bulldogs. O Bull Ring – a arena de esportes – era circular, uma construção muito forte e fechada; e Mr. Fairbairn Ordish, em sua redação sobre “O primeiro Teatro de Londres” mostrou bem isso que a influencia da “Tal estrutura redonda formato das antigas casas de esportes era considerável” embora secundário, para o “tradicional ring” interagir na evolução dramática, em conexão com outras formas de “jogos” esta era mais apropriada e quase se aliando para o drama.

Os antigos tempos do cruel esporte eram diretamente encorajados por algumas autoridades urbanas por razões que o Bullbaiting contribuía para a oferta da carne bovina.

Chesterfield em Derbyshire, existia uma lei municipal que ordenava que todo açougueiro que matasse um touro no matadouro teria previamente que “iscar”, ou seja, colocar o animal para combater no Bull ring da praça do Mercado ou então pagar uma multa.

Nota do Editor : Todos os textos encontrados na literatura Inglesa citam Bull Rings, como o termo para designar o tipo de arena onde ocorriam os bullbaitings. O nome da arena é referência ao anel de ferro onde os touros eram atados (ring também tem sentido de arena ou pista). Nenhum dos textos consultados faz referencia ou menção à palavra “Pit”.


Autor BCB NEWS
em 30/10/2017

Links relacionados:
PÁGINA COM A RELAÇÃO DE LINKS DOS CANIS ASSOCIADOS COM FILHOTES DE BULLDOG

FACEBOOK DO BULLDOG CLUB DO BRASIL - VÍDEOS DE FILHOTES DISPONÍVEIS
FACEBOOK THE BULLDOG CLUB OF BRAZIL - VÍDEOS DE FILHOTES DISPONÍVEIS