A história dos bulldogs remonta à antiguidade, embora haja muito debate sobre suas origens reais. O que a maioria dos historiadores pode concordar é que as raças modernas de bulldogs descendem dos cães do tipo Bull e Mastiff. Ambos os tipos de cães, assim como gerações futuras, foram criados por suas habilidades tenazes em combate, pastoreio e proteção. Seus corpos largos, rostos robustos, físico musculoso e pegada firme os tornaram ideais para esses propósitos.
No entanto, à medida que leis do século XIX proibiram esportes como o “bull-baiting” para os Bulldogs Ingleses, e a necessidade de cães no campo de batalha cessou, os Bulldogs foram criados para fins domésticos, como cães de guarda e, mais comumente, como aquele companheiro carinhoso que só quer dormir e babar na sua perna.
Os Bulldogs têm um passado longo e notável, que nos trouxe várias das raças de cães mais adoráveis do nosso planeta.
O que muitas pessoas não percebem é que existem dezenas de raças de bulldogs, embora muitas (como várias raças de terriers e molossos) não sejam chamadas de bulldog. Por isso, vamos falar simplesmente sobre as 14 raças de bulldogs nomeadas.
Bulldog Americano Os Bulldogs Americanos são relativamente novos na cena e, apesar de sua aparência agressiva – o típico bulldog largo e muscular – essa raça tem um temperamento suave e estável, além de uma lealdade infalível. Esses cães são de tamanho médio, curiosos, alerta e literalmente destemidos.
Bulldog Francês Sim, você sabe exatamente quem são esses pequenos. Na verdade, se você não viu um desses cães minúsculos com uma coleira nas mãos de um homem de 1,95 m e 136 kg, então você não tem prestado atenção. Não se deixe enganar por sua aparência compacta, esses cães são musculosos e inteligentes. Eles são adorados por seu tamanho miniatura, aparência de morcego e, sinceramente, quem não diz “aaawwww…” ao vê-los?
Curiosamente, os Bulldogs Franceses podem parecer uma raça doméstica mais moderna, mas sua ascendência é amplamente debatida, desde a França do século XVIII até a antiga China, e até os maias do antigo Peru têm uma raça de cachorro muito semelhante encontrada mumificada entre restos humanos.
Bulldog Alapaha Blue Blood O Alapaha é uma das raças de bulldogs mais interessantes. Francamente, ninguém sabe ao certo sua origem, e atualmente estima-se que existam apenas 120 “verdadeiros Alapahas Blue Blood”. Por que não sabemos de onde eles vieram? Bem, parece que cada criador tem sua própria versão da origem dos cães – e essas histórias são extremamente variadas.
No entanto, o que podemos concluir através de documentos históricos e fotos é que esses cães foram uma vez usados como cães de guarda em um dos períodos mais controversos da história dos Estados Unidos – a escravidão e as plantações do sul. Seu físico musculoso e habilidades atléticas únicas tornaram esses cães bons cães de guarda e caçadores no sul.
De maneira única, esses cães têm uma natureza charmosa e tendem a manter a calma. Eles aparentemente ponderam suas opções para não serem agressivos e procurar razões para não brigar, a menos que a situação seja extremamente séria. No entanto, são extremamente leais e não hesitariam em proteger sua família ou outros cães de companhia.
Atualmente, vários criadores estão trabalhando para aumentar a população e a conscientização sobre esses cães.
Bulldog Aussie Com olhos grandes e profundos, focinho largo e profundo, e a aparência muscular conhecida dos bulldogs, o Bulldog Australiano foi criado especificamente para o estilo de vida rigoroso e quente da Austrália. Os Bulldogs Australianos têm um temperamento amoroso, muito semelhante ao de seus parentes americanos, porém são mais musculosos e possuem uma resistência interminável.
Os Bulldogs Aussie são uma raça mais recente, com menos de 15 gerações, e foram misturados com a intenção de manter o temperamento dos Bulldogs Americanos e a força e resistência das raças de molossos e terriers.
Esses cães são excelentes companheiros e ótimos cães de guarda.
Bulldog Catahoula O Bulldog Catahoula é uma mistura entre um Bulldog Americano e um Catahoula Leopard Dog. Você pode considerar essa raça como uma invenção tipo robocop com uma história de mais de 100 anos. O Bulldog Americano fornece força com um temperamento tranquilo. O Catahoula Leopard Dog contribui com inteligência, velocidade, resistência e habilidades naturais de caça.
Essa raça foi desenvolvida para ajudar os pecuaristas a pastorear e proteger o gado, além de fornecer um forte caçador de javalis. O resultado final é um guerreiro com um temperamento altamente inteligente, leal e amoroso.
Bulldog Olde English Apesar do nome, o Bulldog Olde English não é uma raça antiga. Em 1971, um homem chamado David Leavitt queria recriar uma nova raça de cão que se assemelhasse às habilidades físicas de um Bulldog Inglês clássico de bull-baiting de há centenas de anos, com o temperamento de um Bulldog Inglês moderno.
Usando fotografias antigas, estátuas e esboços, Leavitt aparentemente alcançou seu objetivo, criando uma versão maior e mais atlética do Bulldog Inglês moderno. Como ele descreve, esses cães são “corajosos e determinados, sem serem excessivamente agressivos.”
Leavitt desde então passou a criar uma nova raça de bulldog, mas não antes de garantir que o Bulldog Olde English estivesse preparado para um longo futuro entre outros criadores.
Bulldog Victorian Outra raça recriada, o Bulldog Victorian foi criado nas décadas de 1970 e 1980 para se parecer com uma raça antiga de Bulldogs Vitorianos que desde então se extinguiu devido a cruzamentos. Um homem chamado Ken Mollet estudou pinturas vitorianas, estátuas, descrições escritas e fotografias para determinar exatamente que tipo de cão ele queria criar.
O resultado é um cão saudável e em forma, um pouco maior que um Bulldog Inglês, que é silenciosamente brincalhão e leal.
Bulldog Campeiro O Bulldog Campeiro é um dos poucos descendentes naturais restantes do Bulldog Inglês. Eles foram inicialmente trazidos para o Brasil no século XVI e desde então têm sido cães de trabalho constantes. São fortes, corajosos, extremamente leais aos seus donos e obedientes.
Mantendo muito da estatura original e do temperamento de seus ancestrais, esses cães podem ser mais reservados com estranhos, ao contrário de muitas outras raças de bulldogs que têm pouca reserva com estranhos.
Esses cães são fortes, ágeis e atléticos, mantendo um temperamento calmo e vigilante, adequado como cães de guarda para famílias e rebanhos.
Bulldog Dorset Olde Tyme No final dos anos 1980, Steve Barnett decidiu desenvolver uma raça de bulldog procurada pelos Tudors por sua atletismo, força e desempenho no bull-baiting. Seu objetivo era criar um cão que enfatizasse o espírito nacional e o orgulho.
Após várias gerações de criação, o Bulldog Dorset Olde Tyme tornou-se um cão afetuoso e leal, com um forte senso de lealdade e companhia. Eles são fortes, e embora tenham características faciais semelhantes à maioria dos bulldogs, também são longos e esguios, o que permite agilidade e resistência.
Bulldog Olde Boston Desenvolvido na década de 1800 como um cruzamento entre um Bulldog Inglês e um Bull Terrier, com o propósito de brigas de cães.
Essa mistura produziu dois estilos de Bulldog Olde Boston – o de rosto largo e robusto e um estilo mais longo e esguio. Através de cruzamentos no início do século XX, também surgiu o Boston Terrier, que tem pouca semelhança com o Bulldog Olde Boston original.
Embora muita da agressividade tenha sido eliminada da raça, eles ainda têm a capacidade de lutar, mas são predominantemente leais e amigáveis.
Bulldog Ca de Bou O Ca de Bou tem uma das genealogias mais longas, datando de 1000 a.C. ou mais. Há uma ampla especulação sobre a ascendência exata. Alguns acreditam que esses cães são descendentes diretos dos últimos de uma raça de Mallorquin de séculos atrás, enquanto outros acreditam que o cão é uma recriação de uma raça extinta.
Como acontece com qualquer raça antiga, a controvérsia continuará. No entanto, não há dúvidas de que o Ca de Bou descende da estatura de um Mastiff e muitos acreditam que foram originalmente trocados entre o Antigo Egito e o Império Romano.
O Ca de Bou é um dos bulldogs mais adaptáveis e prospera tanto em ambientes internos quanto externos. Eles têm um temperamento amável, tranquilo e leal à família, com uma curiosidade amigável. Apesar de sua estatura média, eles têm a presença de um cão muito maior.
Bulldog Valley O Bulldog Valley tem uma das histórias menos conhecidas. Popular na Nova Escócia, no Canadá, o cão é dito ter sido criado pela primeira vez em meados do século XX como um cão de trabalho, misturando um boxer por sua força e atletismo e um Bulldog por seu temperamento e lealdade inabalável. No entanto, muitos argumentam que o cão existe há muito mais tempo, possivelmente desde o século XIX.
Independentemente disso, o Bulldog Valley é baixo em número, mas amplamente popular na Nova Escócia. Eles são mais altos e mais esguios que um Bulldog Inglês e mais curtos e mais largos que um boxer.
Banter Bulldogge O objetivo na criação do Banter Bulldogge foi recriar o Brabanter Bullenbeiser do século XVIII. O cão captura sua força de seu lado de mastim e, como seu nome descreve, tem um humor hilariante. Ele é meio que o comediante com grandes músculos. Você quer rir, mas não quer ofender.
No entanto, apesar de seu tamanho, esses cães têm um ótimo temperamento e são obedientes aos seus donos e acolhedores com estranhos. No entanto, eles são inteligentes o suficiente para serem bons cães de guarda e, sem a disposição silenciosa de muitos bulldogs, os Banter Bulldogge latem para alertar a família ou espantar estranhos.
Bulldog Inglês Ok, aqui estamos. Quem não ama nossos adoráveis, barulhentos e fofos Bulldogs Ingleses? Se você é fã do nosso blog, então conhece todos os detalhes sobre nossos companheiros robustos e brincalhões. Poucos cães têm o temperamento de um Bulldog Inglês moderno, e como você pode ver, nas últimas quatro décadas muitos criadores misturam Bulldogs Ingleses especificamente para acentuar o comportamento descontraído e amigável.
Os Bulldogs Ingleses começaram com uma ascendência agressiva e foram bem-sucedidos em serem criados no cão encantador que você conhece hoje. São ótimos para famílias e como companheiros, no entanto, não são o cão ágil ou com resistência de outras raças.