Bulldogs irresistíveis
Um bulldog fofo sentado com cara de pidão, com uma expressão de coitado, é simplesmente irresistível. O aspecto encantador do Bulldog não reside no fato de serem bons em batalhar com touros. Não, é o rosto deles que mais amamos, e pesquisadores da University of Western Australia podem ter descoberto o motivo.
Eles realizaram um estudo para examinar a relação entre o tamanho do crânio em cães e a posição, dimensões e estrutura dos olhos e do nariz. Descobriram que os cães com focinhos longos têm “estrias visuais” pronunciadas, uma concentração de células que fornece mais sensibilidade de movimento ao longo de um campo horizontal. Animais de nariz curto (como pessoas) têm células reunidas em torno de uma área central que permite um melhor foco de perto. Os bulldogs são mais parecidos com as pessoas do que a maioria dos outros cães nesse aspecto.
Esses cães de focinho curto são menos propensos a serem caçadores eficientes, mas são mais propensos a observar as coisas de perto – coisas como os rostos de seus donos. Seu compromisso é com sua família humana, não com seu bando ancestral.
Esta pode ser uma das razões pelas quais os cães de focinho comprido tendem a ser mais indiferentes e menos atentos às expressões faciais de seus donos do que os bulldogs e outras raças de focinho curto semelhantes.