Enquanto cães e crianças nascem para serem amigos, o bom senso nos diz que supervisão e orientações são essenciais para a felicidade de ambos. Filhotes estão especialmente em risco com crianças excessivamente exuberantes ou cruéis. Lembre-se sempre de que você é o responsável pelo bem-estar do seu Bulldog.
Os Bulldogs adoram crianças e só precisam de oportunidades para fazer amigos. Alguns especialistas em animais dizem que a melhor época para adicionar um cachorro à sua família é quando as crianças têm entre sete e nove anos, pois crianças menores podem se machucar ou machucar facilmente um filhote. Na minha opinião, se você estiver atento, não há razão para que uma criança mais nova não possa desfrutar da companhia de um Bulldog. Além disso, estudos recentes mostraram que a exposição infantil a animais de estimação reduz as chances de desenvolverem alergias, não apenas a animais de estimação!
Com as alegrias de ter um filhote, as crianças também podem aprender a ser responsáveis. Pegar os brinquedos do cachorro, passear com ele, arrumar sua cama, ir à clínica veterinária e ajudar a preparar suas refeições são formas de ensinar responsabilidade e fortalecer o vínculo entre a criança e o cachorro. Crianças mais velhas também podem participar do treinamento. Todas as crianças devem estar cientes dos “cinco nãos” da posse de um filhote: não bater ou gritar, não arrastar, não alimentar com restos de mesa, não incomodar e não abraçar (o que pode ser visto pelo cão como um estrangulamento).
Lembre-se sempre de que o membro adulto da família é o responsável pelo bem-estar do Bulldog. Embora ter um animal de estimação seja uma boa maneira de ensinar responsabilidade às crianças, o animal de estimação não deve pagar o preço se a criança se esquecer ou ficar entediada com ele. Os adultos, não as crianças, são responsáveis por garantir que o cão seja alimentado, passeado, examinado e amado.
Aqui estão algumas diretrizes para ajudar seu filho e seu Bulldog a viverem em harmonia:
- Bater em um cachorro é cruel e contraproducente. Causar dor não é uma boa maneira de induzir amor ou obediência, apenas ressentimento e medo. Bulldogs são criados para ter excelentes disposições e são tolerantes à dor, mas têm sentimentos que podem ser permanentemente danificados pela violência.
- Ensine seus filhos a não arrastar um cachorro na coleira. Em vez disso, use uma guloseima para atrair o filhote quando ele decidir que já caminhou o suficiente. Se a criança não conseguir fazê-lo se mexer, peça a ajuda de um adulto.
- Evite alimentar o cão com restos de comida da mesa, pois isso o encorajará a implorar (e depois exigir) por comida.
- Ensine seu filho que cachorros precisam de tempo para dormir e descansar. Quando um cachorro se afasta de uma criança, ele está dizendo: “Obrigado, já cansei de você por enquanto.” Continuar a provocar brincadeiras depois que o cachorro virou as costas é pedir problemas.
- Abraçar um cachorro significa afeição para nós, mas para um cachorro, é uma ação dominante e sufocante que eles podem aceitar de um adulto, mas não de uma criança. Peça a seus filhos para acariciar o cão suavemente no peito.