Os Bulldogs respondem bem apenas ao treinamento positivo, sendo cães independentes e inteligentes que não florescem sob punição ou tratamento severo de qualquer tipo.
Seu exterior resistente esconde uma alma terna. Eles também respondem melhor em uma situação em que a confiança foi estabelecida entre eles e seus donos.
O treinamento positivo pode não ser a maneira mais rápida de obter os resultados desejados, mas é a melhor maneira, pois você construirá em vez de prejudicar seu relacionamento. Quanto mais cedo você começar a treinar seu Bulldog, melhor, pois os cães jovens têm menos hábitos ruins para superar. Você deve concentrar seus primeiros esforços de treinamento na construção de confiança. Para que seu Bulldog tenha a melhor experiência de aprendizado possível, você precisa criar um ambiente seguro.
Concentre-se no elogio em vez da punição e veja o processo de treinamento como um ensino. Não espere que seu Bulldog se transforme em Rin Tin Tin, no entanto. Esta não é uma “raça de obediência” e seu Bulldog não vai esperar ansiosamente enquanto você diz a ele o que fazer (salvo o caso do meu Bulldog, que parece mais um Border Collie).
Descubra o que você realmente quer que ele aprenda e prossiga lentamente, certificando-se de que ele alcançou uma habilidade antes de avançar para a próxima. Para obter a resposta mais positiva do seu Bulldog, tente descobrir o que mais o motiva, pode ser comida, brincadeira ou elogios.
Lembre-se de que seu Bulldog é um indivíduo que responderá de maneira única ao treinamento. Além disso, recompense um comportamento desejado no segundo em que ele ocorrer, não cinco minutos depois. Bulldogs vivem no agora. Embora os cães entendam muito mais palavras cotidianas do que pensávamos anteriormente, eles estão mais sintonizados com seu tom de voz do que com seu vocabulário. Seu tom deve corresponder ao seu significado. Se você elogiar seu cão em um tom de voz sombrio ou infeliz, ele não receberá a mensagem. Se você o repreender de maneira alegre, ele também não entenderá.